Archive for agosto 2010

Currículo ou Curriculum Vitae

1

Bom pessoal, vou abordar um tema muito importante sobre carreira profissional. Currículo ou Curriculum Vitae.

Primeiramente qual é o correto? Currículo? ou Curriculum Vitae? Bom, as duas formas estão corretas, mas não se emprega mais a versão em latim Curriculum Vitae. Somente a versão Currículo. Então não me vem aparecer com Curriculum Vitae no seu cartão de visita profissional.

Currículo nada mais é que seu cartão de visita profissional, destinado ao local onde se almeja trabalhar. Portanto, quanto mais conciso e objetivo for, melhor para você e para a organização.
Inicialmente o currículo começa com a sua identificação: Nome, endereço, email, telefone, e um que poucos sabem; a idade. Não que esteja incorreto colocar a data de nascimento, que também é correto, mas quanto maior for a sua objetividade "Bate e bola" como dizem, maiores são as chances de seu currículo ser aceito. "- Se pudesse desenhar acho que ficaria ainda melhor".

O segundo passo é o objetivo. Nesse espaço, você diz que cargo quer ocupar, quais são suas pretensões com a empresa. É um campo que você pode investir um pouco mais caso seja o primeiro emprego, mas nada que ultrapasse três linhas.

O terceiro tópico são suas qualificações. Sua formação. Ensino médio, ensino superior, curso de línguas e cursinhos que tenham a ver com a vaga. Coloque em uma ordem cronológica, do ensino médio adiante. Porque quem for analisar seu currículo, poderá ver os dois pontos início e término com mais exatidão.

O quarto tópico é a sua experiência profissional. Empresa X, Empresa Y. Mantenha sempre a ordem cronológica do mais recente para o mais antigo. Se suas realizações em tais empresas forem importantes, preencha no campo logo abaixo as tarefas realizadas para Empresa X e Empresa Y. Três linhas, no máximo cinco. Se caso for questionado o tópico na entrevista, o entrevistador vai querer entender como conseguiu obter aquele resultado, e quais competências o levaram para adquirir aquele cargo.
Por último, coloque suas atividades extracurriculares que serão válidas para tal cargo. Voluntariado, intercâmbio, curso complementar entre outros.
A letra usada em um currículo se adequa as normas ABNT. Cor da letra: preta. Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho da letra: 12. Tópicos em maiúsculo ou em negrito.

O que pode e o que não pode?Foto 3x4?
Só se pedir.
Pretensão salarial?Só se o anúncio pedir.

Referência profissional?Não.

Currículo colorido?Jamais.

CPF?
Não se coloca CPF.

Adjeivos?
Não se rotule dizendo que é rápido, competente, sou ótimo. É um erro clássico.
Páginas?No máximo duas páginas.

Segue modelo:

Como não consegui colocar o vídeo nesta página assista ao vídeo de Max Gehringer neste Link Canal Youtube Renan.

Até a próxima pessoal.

By Renan

Posted in: ,

Elaboração de análises e projetos

0

Fatores que influenciam o grau de complexidade de um projeto

Multidisciplinariedade - são as várias áreas de atuação
Tipo de pessoal envolvido - elaboração de remédio quem está envolvido? Químicos, médicos, biologos, administradores, advogados.
Distâncias geográfica - Diz a teoria quanto mais próximo a organização uma da outra melhor. Entendo como desenvovimento do mercado, concorrência etc.
Diversidade e volume de informações - Desenvolvimento dos meios de comunicação internet. Quanto mais informações mais complexo o projeto.
Números de parceiros organizações instituições envolvidas -

Cronograma de execução físico - financeiras de um projeto

Noções análise SWOT

Caracterização de projetos
São três variáveis críticas escopo (objeto, produto), prazo e custo.
definição de projeto
Produto singular que pode ser tanto tangível quanto intangível ou a combinação de ambos, isto é, produto físico, objeto ex.: roupa. Ou um produto imaterial, como prestação de serviços ex.: Oferecer um curso, palestra.
Por que gestão de projetos?
Previsto x realizável.

Análise de mercado

Matriz Swot
S - Strangth tradução: Força
W - Weakness: Fraquezas
O - Opportunity: oportunidades
T - Threats: Ameaças
Conceito de Swot
Ferramenta utilizada para analisar o projeto
Como devo analisar minha empresa para entrar no mercado?
Pontos fortes

Pontos fracos
Oportunidades
Ameaças

Temas abordados paralelamente:

CNAE - Cadastro Nacional de Atividade Econômica
A CNAE é uma classificação usada com o objetivo de padronizar os códigos de identificação das unidades produtivas do país nos cadastros e registros da administração pública nas três esferas de governo, em especial na área tributária, contribuindo para a melhoria da qualidade dos sistemas de informação que dão suporte às decisões e ações do Estado, possibilitando, ainda, a maior articulação inter sistemas.
Fonte: www.fazenda.pr.gov.br/subcomissaocnae/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1

Plano de desenvolvimento Estado Espírito Santo 2025

É um projeto de desenvolvimento do Estado do ES que
tem como objetivo agregar esforços na elaboração e execução de ações que impulsionem o desenvolvimento do Estado em todas as suas dimensões. Nesse sentido, o Plano apresenta respostas consistentes a quatro questões:

Como está o Espírito Santo hoje?
Quais as opções de futuro para Estado?
O que os capixabas desejam para o futuro do Espírito Santo?
O que deverá ser feito para que o Estado alcance o sonho de futuro dos capixabas?


Link para os documetos realizados como desenvolimento, pesquisas e todos os meios utilizados para chegarem a tal conclusão: http://www.espiritosanto2025.com.br/novo/download.htm
Fonte: http://www.espiritosanto2025.com.br/novo/default.htm


Renan Castro.

Posted in:

Frase do dia:

Viva como se fosse um sonho e morra como se fosse amanhã! - Prisioneiro da Morte